quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Casinha de Papelao ou Madeira: cuidado!

Todas as pessoas que tem hamster sempre pensam em ter uma casinha bem legal pro seu ham, alguns até fazem as próprias com diversos matériais. Na maioria das vezes o material usado pra faze-las é papelão e madeira. Porem existe alguns problemas em usa-los, vamos ver alguns:

Madeira
Como todos sabem madeira absorve líquidos e umidade, por isso é o material mais usado para forrar as gaiolas de nossos hams; e esse é sem duvida o grande problema de se ter uma casinha de madeira. Depois de algum tempo ele não sai mais da casinha pra fazer suas necessidades fisiológicas.
Isso é muito perigoso porque a madeira absorve a urina, essa mistura de urina, fezes, madeira e comida no interior da casinha junta fungos. E os fungos podem ser fatais para o ham! Sem contar que a comida esta em contato com a sujeira, isso quer dizer que o ham ingere diretamente os fungos!


Papelão
Assim como a madeira, ele também absorve umidade e líquidos, porem com uma facilidade ainda maior! sem contar que muitas vezes não sabemos a de onde vem esse papelão e que tipo de material entrou em contato com ele (produtos de limpeza, venenos, perfumes) não é porque sua mãe pegou uma caixa no mercado que quer dizer que esta limpa! E outra como que você vai lavar papelão hein? O ham com certeza vai roer esse papelão(como dizem por ai na net, que é bom pro ham roer papel), e ingerir qualquer substancia que estiver presente nela. Casinha de papelão esqueça!


Possíveis soluções
Não da só pra apontar o problema e não tentar resolve-lo. Vamos la então:

1 – quanto a casinha de madeira podemos fazer o seguinte:
• fazer uma casinha sem fundo, pode ser quadrada ou em forma de triangulo. O importante é não ter fundo.
• se você já comprou a casinha também pode e deve retirar o fundo.
• mas se você não quer retirar o fundo da casinha, pode colar algum pedaço de plástico. Ou algum plástico alto colante daqueles que vende em papelarias.
• substituir o fundo por uma superfície plástica, como por exemplo a capinha um CD.


2 – quanto a casinha de papelão:
• Esqueça! Não vale a pena correr o risco de perder seu ham pra economizar cinco ou seis reais.

3 – Casinha de Plástico! A verdadeira solução!!!
• Recomendo a todos e incentivo o uso de casinhas de plástico! São higiênicas, não absorvem os líquidos (por isso o ham não vai urinar dentro dela, ele não é bobo de dormir no molhado) e lavou ta nova!!  
 http://www.portopet.com.br/upload/produtos/ccc0149.jpg

15 comentários:

  1. obg me ajudou bastante meu hamster adora a casinha dele uma vez ele fugiu e eu achei ele atras da estante e não dava pra pega,ai eu peguei a gaiola e a bri a porta e ele acordou olhou pra casinha dele e entrou e eu acabei de dar maçã sem nenhum caroço sei la tchau saiba que seu blogger é óóóótimo

    ResponderExcluir
  2. olá,

    eu estou desenhando uma casinha pra minha hamster e gostaria de saber se passar verniz na madeira para impermeabilizar pode trazer algum dano para a mesma.

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim amigo pode sim,pois o verniz ele demora algum tempo para sair o cheiro e o cheiro é muito forte para hamster alem deles sentir olfatos vezes mais que a gente o verniz naum sai total o cheiro oks

      Excluir
    2. Pode enviar foto da casinha que fez? Quero fazer uma pra o meu hamster, mas não tenho nenhuma idéia de como fazer..

      Excluir
    3. olá,você poderia usar palitos de sorvete e cola quente.

      Excluir
  3. será que se eu fiser a casinha de madeira e colocar pedaçosde tapoer de plastico transparente ajuda a madeira não absover o xixi,estava pensando em colo car no chão todo e um pouquinho subindo a paredinha,pra não ter risco do xixi ir pra parede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola,me desculpe a demora de resposta,porém,não iria ter problema o plastico desde que você observe o seu animal e ele não esteja roendo o plastico pois pode o pode fazer mal,quanto ao problema do xixi você o resolveria com papel higiênico despedaçado ou pó de serra.

      Excluir
  4. Sera que forrar com tecido e uma boa ideia assim talvez eles não urinem la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá,lá aonde ? e não seria uma boa ideia pois o tecido sujaria rapidamente e não poderia ter tinta ou seja ser colorido,pois eles o roeriam. você pode usar pó de serra ou papel higiênico,mas jornal não pois também contém tinta toxica a eles.espero ter ajudado e desculpe a demora de resposta.

      Excluir
  5. Olá. A gaiola de madeira é uma boa ideia??

    ResponderExcluir
  6. Porque eu to fazendo uma gaiola de madeira e queria saber se tem algum problema nisso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Hamsters roem facilmente a madeira, eles vão roer até fugir, faça de caixa organizadora😉

      Excluir
  7. Vou fazer uma casa de madeira. E estou usando cola quente. Se ele ingerir, oq acontece?

    ResponderExcluir
  8. Fiz a casinha da minha Ham com potinho de margarina. Fiz a tampa de chão então fica fácil de abrir e limpar.
    Ela tá quentinha, limpinha e eu não gastei um centavinho kk
    Obrigada pelas dicas 💙😉

    ResponderExcluir