quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fungos'

Os fungos se desenvolvem na área da gaiola onde o hamster costuma urinar, e podem ser identificados por uma mancha branca ou preta que aparece no lugar. Eles crescem nos restos de urina e liberam esporos que então afetam o hamster.

Uma vez afetado pelos esporos de fungo, o hamster pode tornar-se letárgico e apresentar diversos sintomas, como dificuldade em respirar, coceira, inflamação cutânea e diarréia crônica. Hamsters que sofrem de infecção urinária correm mais risco de desenvolver a doença.

A prevenção é melhor do que a cura. O uso de desinfetantes próprios para gaiolas, que contenham agentes antifúngicos, ajuda a prevenir o aparecimento de fungos.
Os fungos também podem se desenvolver em vegetais apodrecidos. Por isso assegure-se de que todos os vegetais estocados ou escondidos sejam retirados da gaiola periodicamente.


Deve-se procurar tratamento veterinário imediatamente, uma vez que é preciso medicar o hamster com antibióticos e medicamentos antifúngicos. O fungo pode ser fatal para o hamster. Por isso, quanto mais cedo começar o tratamento, melhor são as chances de recuperação. Como os esporos de fungo são transmitidos pelo ar, outros hamsters também devem receber tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário